Biblioteca Ataliba Lago divulga agenda cultural de junho

Terça, 04/06/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa, nesta terça-feira (03/06), a agenda cultural do mês de junho, da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago. Exposição, campanha de doação, palestras, campeonato de xadrez e sábado na biblioteca, fazem parte da programação especial que integram as comemorações dos 112 de anos de Divinópolis.

De 4 a 28 de junho, tem a exposição “Um Artista Solar” com pinturas e desenhos em técnicas mistas do artista Hevecus. Também tem a mostra “Produção Literária em Divinópolis”, de 3 a 28 de junho, com resgate da identidade, memória, história e riqueza de nossa terra. As duas exposições estão no primeiro piso e podem ser visitadas de 7h30 às 19h de segunda a sexta-feira.

Em 6 de junho, às 19h30, na Sala de Multimeios Adélia Prado, acontece o Diálogo Filosófico, com o tema “A Arte Como Formação Humana”, com a palestrante Kelem Alves. O evento é uma realização da Organização Internacional Nova Acrópole.

O Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Esplanada oferece na biblioteca as “Segundas Interativas” com grupo de adolescentes de 12 a 15 anos. O evento é coordenado pela psicóloga Michelle de Castro e pelo agente comunitário de saúde, Marcos Eduardo, que busca interagir sobre temas da adolescência. Esta ação acontece nas segundas-feiras, dias 10, 17 e 24 de junho, às 14h.

Nas visitas orientadas tem a Hora do Conto com os alunos do 2º Ano do Colégio Anglo. O evento será nesta terça-feira (4/6), às 14h, na Sala de Multimeios Adélia Prado.

O Sábado na Biblioteca será dia 15 de junho de 8h às 12h na Biblioteca Ataliba Lago. O funcionamento é normal, além de programação cultural com o Projeto Livro Leve e Solto, Oficinas de Brinquedos, Jogos de Xadrez e de mesa, Hora do Conto e muito mais. Às 10h tem a Hora do Conto com o escritor Gusthavo Majory. Ele apresenta o Projeto “Turminha do Itapecerica”, fomentado pela Lei Municipal Paulo Gustavo.

Em 16 de junho, às 9h, tem o Campeonato Municipal de Xadrez de Divinópolis. Outras informações e inscrições no www.cxdmg.org. Realização: CXDMG – “Clube de Xadrez de Divinópolis”.

Dia 19 de junho, às 19h30, tem mais uma edição da tradicional Noite da Poesia, com participação musical de Vinicius Faria, violão e voz. O evento tem a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira. No dia 21 de junho, às 19h30, será lançado o livro “É isso aí Bicho - A Fábula de São Francisco de Assis”, do projeto Divinos Livros. A publicação é do autor Joaquim Medeiros de Oliveira.

Bom Passeio

O projeto Bom Passeio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Transoeste também está na programação. Na quinta-feira (6/6), às 14h, visita orientada e Hora do Conto para os alunos do 5º Ano da Escola Municipal Dona Maria Rosa. Na sexta-feira (7/6), às 8h, é a vez dos alunos do 5º Ano da Escola Municipal Doutor Sebastião Gomes Guimarães.

A programação continua no dia 13, às 10h com a visita dos alunos do 5º Ano da E. M. Dionísio Joaquim Rodrigues e no dia 14 de junho, às 14h, com os alunos do 5º Ano da E. M. Emílio Ribas. Dia 21 de junho, a ação será com os alunos do 5º Ano da E. M. João Gontijo da Fonseca, às 8h. No dia 28 de junho, às 14h, será a vez do 5º Ano da E. M. João Severino de Azevedo.