Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
22

Missa Conga atrai dezenas de fiéis e reinadeiros

Segunda, 22/05/2023
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que foi realizada ontem (21/5), a tradicional Missa Conga, no Santuário de Santo Antônio. A missa foi presidida pelo frei Leonardo Lucas Pereira, que a vem celebrando ininterruptamente por 46 anos. A celebração integra o programa de abertura das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos em Divinópolis no ano de 1924 e o início das festas de Reinado na cidade. 

O evento iniciou com um almoço para as irmandades de Divinópolis e região e, logo em seguida aconteceu a procissão, que saiu da Igreja do Largo do Rosário (Praça do Mercado) para o Santuário de Santo Antônio, onde foi realizada a missa. Logo após a celebração, foi servido o Café de São Benedito para os reinadeiros participantes.

Neste ano, o culto religioso comemorou seus 135 anos da assinatura, pela princesa Isabel, da Lei imperial n° 3.353 (Lei Áurea), de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil, a qual é lida durante a tradicional cerimônia. 

A capitã de Moçambique, Joanita Máximo, e o capitão de Vilão, Ronaldo Maurício, que fazem parte do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), destacaram a importância da Missa para os congadeiros e para Divinópolis e região. "A Missa Conga abre as festividades do congado na cidade e permite aos congadeiros se encontrarem e louvarem Nossa Senhora do Rosário, todos juntos, como todos os santos do congado merecem", enfatiza o vice-presidente do Compir, Ronaldo Maurício.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Divinópolis, através da Semc e também pela Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv).