Gerência de Memória participa de palestra na faculdade Una

Quarta, 08/11/2023
O evento discutiu, durante as palestras, os temas de Patrimônio Cultural e de Educação Patrimonial
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que a Gerência de Memória esteve presente na palestra “Patrimônio Cultural, arquitetura e técnicas retrospectivas”, realizada ontem (7/11), na faculdade Una.

O evento contou com a participação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, da professora Isadora. Os temas da palestra foram abordados pela professora arquiteta, doutora em Geografia e Patrimônio Cultural, Amanda Maciel; pelo professor, doutor em Educação com Pesquisa em Educação Patrimonial, José Heleno Ferreira, e pelo historiador e gerente de Memória e Patrimônio, Faber Barbosa.

A roda de conversa abordou o tema Patrimônio Cultural de Divinópolis, formado por bens de vários períodos da história. Tratou-se, ainda, da importância da participação das comunidades ditas tradicionais, dos conhecimentos dos povos das culturas originárias, indígenas, negros e quilombolas na formação do patrimônio de Minas Gerais e de municípios, como Divinópolis. Foi discutida também, a herança deixada por esses povos na forma de se construir e na história arquitetônica do estado e do Brasil.

No evento, foi enfatizada a necessidade da educação patrimonial para divulgar os conteúdos destacados acima, junto aos alunos e comunidade escolar em geral, para que assim, o assunto se torne um tema de conhecimento amplo entre os cidadãos.