Arquivo Público realiza mostra cultural sobre o aniversário de Divinópolis

Quinta, 02/06/2022

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em comemoração ao aniversário de 110 anos do município, iniciou na terça-feira (31/5) a mostra “Eles Conduziram Divinópolis”, no Arquivo Público.

A exposição objetiva homenagear os administradores que estiveram à frente do município durante os 110 anos de emancipação política administrativa da cidade. A mostra pode ser visitada, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h, na sede do Arquivo Público que fica localizado na Praça Pedro Xisto Gontijo nº 21 no Centro (antiga Praça da Estação).

História

Antes da emancipação, Divinópolis contava com vereador distrital, agente executivo distrital ou presidente da Câmara.  Após a emancipação, o município passou a ser gerido por agentes administrativos, Conselho Deliberativo, formado por todos os vereadores e por uma equipe executora integrada pelo presidente da Câmara, secretário executivo e um tesoureiro.

No período chamado "governo provisório", foi criada a figura do interventor municipal   que dispunha de poder total para legislar e administrar o município, sem a presença de vereadores.

Pedro X Gontijo assumiu o posto em 11 de dezembro de 1930, ficando no poder até 1936. Durante sua administração, Pedro decidiu criar um conselho consultivo para administrar a cidade. Conselheiros como Halim Souki, Thirezio Mendes Mourão, Jovelino Rabello, entre outros, fizeram parte desse conselho. Nesse período, o cargo de vice-prefeito não era nomeado.

Curiosidades de alguns mandatários

O recordista em ficar menos tempo à frente da Prefeitura de Divinópolis é José Antônio Saraiva, que administrou a cidade entre 12 a 19 de março de 1936. Conforme o livro Memorial de Divinópolis - História do Município, José Antônio veio de Belo Horizonte para Divinópolis. José era engenheiro do Estado e exerceu o cargo esporadicamente, para substituir nomeados em períodos de licenças.

Em 1947, três prefeitos ocuparam o cargo com mandatos curtos. Itagiba de Souza (1º de janeiro a 26 de março), Alvimar Mourão (27 de março a 11 de outubro) e Lauro Epifânio (12 de outubro a 6 de dezembro) estiveram à frente da administração municipal.

Em 1945 e 1946, o prefeito Américo Andrada Magalhães Gomes, que administrou o município por pouco mais de um mês, não deixou registro bibliográfico.

Sebastião Gomes Guimarães e Galileu Teixeira Machado, são os prefeitos que ficaram mais tempo à frente da gestão da cidade, com três mandatos cada um.