Exposição “Bem aventurada arte” e programação especial de férias são os principais destaques de janeiro da Biblioteca Ataliba Lago

Segunda, 02/01/2023

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga a agenda cultural de janeiro da Biblioteca Municipal Ataliba Lago.

A programação foi aberta hoje (2/1), com a exposição “Bem aventurada arte - Pinturas de óleo sobre tela, com pincéis e espatulado”, do artista Clayton José. A atração pode ser visitada até o dia 27 de janeiro, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 19h, no 1º piso.

Dando continuidade a agenda, de 9 a 16 de janeiro, às segundas-feiras, às 17h30, o professor Dalton Ávila promoverá a resolução de questões de matemática para vestibulares e concursos. A iniciativa ocorrerá na Sala de Multimeios Adélia Prado.

No dia 17 de janeiro, às 19h, a conferencista e mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Talita Leal Santos, e o mediador Carlos Jorge dos Santos, promoverão a iniciativa “Terça Filosófica com a Agefil”, com o tema “Kierkegaard, um pensador polifônico”. A ação será realizada pela Associação de Graduados e Estudiosos em Filosofia do Oeste de Minas (Agefil), na Sala de Multimeios Adélia Prado.

No dia 18 de janeiro, às 9h, na Sala de Multimeios Adélia Prado, as crianças e adolescentes do Instituto de Educação e Cidadania (Inec) participarão da visita orientada e Hora do Conto.

Programação especial de férias

Nos dias 18 e 25 de janeiro, às 15h, a contadora de histórias Mariana Bernardes, do grupo de contadores Bem-te-Conto, promoverá a Hora do Conto para as crianças frequentadoras do espaço.

Por fim, a biblioteca também realizará oficinas lúdicas e de arte. No dia 17 de janeiro, a “Oficina Brincar” fará a confecção de jogo com material reciclado e brinquedo de papel. Para participar, é necessário levar um papelão na medida 50cm x 50cm. A taxa cobrada são duas folhas de papel colorset.

No dia 19 de janeiro, será a vez da oficina fazer confecções de telas mágicas e brinquedos de papel. A taxa será uma cola branca de 90g. No dia 24 de janeiro, serão feitos aviões de papel. A taxa cobrada são duas folhas de papel colorset. Encerrando a agenda de oficinas, no dia 26 de janeiro, a oficina realizará dobraduras com papel. Para participar, é necessário levar duas canetas bic azuis.

As atividades serão realizadas de 14h às 16h, para crianças acima de oito anos ou menores acompanhados pelos responsáveis. As inscrições devem ser feitas com antecedência na seção infanto-juvenil.

Extensão Cultural
Hora do Conto e atividades lúdicas que acontece às quintas-feiras, às 15h, no Lar dos Idosos ou na Vila Vicentina.

Oficina de Iniciação ao xadrez
Iniciativa ministrada pelos instrutores Claudio Cesar e Sérgio Rezende às sextas-feiras, de 18h às 19h, no 1º piso da biblioteca. A entrada é franca.

Jogo de xadrez

Encontro de enxadristas para jogarem às terças e quintas-feiras, de 17 às 19h, no 1º piso. A entrada é franca.

Atendimento do público

A biblioteca possui espaço para leitura e estudos, com conexão de internet liberada, brinquedoteca e jogo de xadrez. O local faz empréstimo domiciliar de até quatro livros pelo período de 30 dias. O agendamento de Visitas Orientadas e Hora do Conto para grupos de alunos de qualquer segmento e faixa etária deve ser feito pelo número 3222-7183.

A biblioteca permanece aberta de segunda a sexta-feira de 7h30min às 19 h, na avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, nº 420, no bairro Esplanada.