Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
20

Prefeitura abre festividades da cidade com reinauguração do Casarão da Catedral

Segunda, 20/05/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), anuncia a abertura das festividades de aniversário da cidade com a tão aguardada reinauguração do Casarão da Praça da Catedral. A solenidade acontecerá no local, no próximo sábado (25/5), a partir das 15h30. 

A reinauguração contará com diversas atrações, além de exposições no interior do prédio. Você é nosso convidado especial para esta festa tão esperada! Na solenidade de inauguração, duas atrações musicais estão agendadas: Oficina de Música e o Coral Municipal da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.  A partir do dia 27 de maio, o Museu Histórico volta a funcionar no Casarão da Praça da Catedral. 

Após ser interditado em 2017 por apresentar falhas na estrutura, o Casarão passou por uma completa restauração, ganhou anexo com acessibilidade para voltar a ser a sede do Museu Histórico do município. No final de 2023, o sobrado começou a receber reparos. 

As peças de madeira foram restauradas e as instalações hidráulicas substituídas. Foi concluído novo reboco e o telhado também foi restaurado. No fundo da edificação foi construído um anexo e o Casarão ganhou acessibilidade. Um elevador foi construído e quatro banheiros acessíveis.   

Para o secretário de Cultura, Diniz Borges, é uma grande entrega da Administração Municipal para a cidade de Divinópolis. “Além do valor histórico do casarão, ele será o nosso Museu, onde teremos exposições fixas contando, através das obras de arte a história do Município. Teremos também exposições itinerantes, possibilitando aos artistas apresentarem seus trabalhos aos visitantes”, destacou. 

Os recursos para executar a restauração foi realizado por financiamento através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Histórico 

O casarão é o edifício mais antigo da cidade e foi construído por Capitão Domingos em 1830. Antes de ser tombado em 1988 como patrimônio histórico pelo município, a construção serviu como sede para a primeira sala de cinema da cidade, foi escola, posto de saúde e ainda convento de frades franciscanos.