Caderno de Educação Patrimonial é realizado em atividade nas escolas

Quinta, 25/05/2023
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga os primeiros resultados de atividades com o “Entre Pontos: Caderno de Educação Patrimonial”.

Para a realização do projeto, está sendo introduzido nas escolas com estudantes dos 5° e 6° anos, o Caderno de Educação Patrimonial, desenvolvido e publicado no ano passado, que visa integrar os alunos na história do município. A Escola Municipal Maria Fonseca Peçanha, com a atuação das professoras Solange Nunes e Mislene da Silva e da orientação e coordenação da supervisa Daniela Fernandes, vem desenvolvendo com a turma do 5° ano atividades interativas com os estudantes propostas no caderno.

O “Entre Pontos... Caderno de Educação Patrimonial”, publicado em 2022, surgiu a partir de um projeto voltado para aliar a Educação Patrimonial com conceitos basilares da história geral e local. A elaboração dessa publicação buscou atender a necessidade de tratar os conceitos específicos da história colonial relacionados ao tempo do surgimento do Arraial do Divino Espírito Santo e São Francisco de Paula, período originário de nosso povoamento. Atendido todos esses pontos, o caderno procurou ainda registrar qual o legado deixado por esse período para a história da cidade como patrimônio cultural através de uma série de atividades que acompanham o mesmo.

O historiador e gerente de Memória e Patrimônio, Faber Barbosa, explicou o projeto. “O Caderno de Educação Patrimonial é distribuído às escolas e depois é recolhido para uma análise dos pesquisadores envolvidos do que foi abordado pelas crianças, de suas perspectivas sobre o período trabalhado e de suas possíveis heranças e influências sobre a realidade delas”, explicou.

A professora da Escola Municipal Maria Fonseca Peçanha, Mislene da Silva, avaliou o projeto. “Além de ser um ótimo material didático, é enriquecedor e valioso tanto para os estudantes, quanto para os professores, a experiência de aprofundar o conhecimento histórico da nossa cidade”, comentou.

A supervisora da Escola, Daniela Fernandes, comenta sobre a oportunidade. “O livro Entre Pontos é um material rico e tem motivado os estudantes a conhecerem mais da história de nossa cidade e antepassados. Tem agregado junto ao acervo didático e motivado aos nossos alunos. Eles estão amando trabalhar com o livro!!”, afirmou.

O caderno possui as ilustrações de Izaac E. Silva Soares e textos de José Heleno Ferreira, Izaac E. Silva Soares, Faber Cayton Barbosa.